quarta-feira, 11 de março de 2009

Solistas | Michael Rische | Piano

Nasceu em Leverkusen e estudou em Düsseldorf com Max Martin Stein (piano) e Milko Kelemen (composição) e, mais tarde, com Rudolf Buchbinder, em Viena. Desde 1970, apresentou-se regularmente em salas de renome, tanto na Alemanha como no estrangeiro. Trabalhou com vários maestros como Sylvain Cambreling, Gerd Albrecht, Yuri Simonov, Michael Boder e Grant Llewellyn. Tocou com a Berlin Staatskapelle, a Orchestre National de Belgique, a Deutsches Symphonie-Orchester Berlin e a BBC Symphony Orchestra, em Londres.

As suas gravações trouxeram-lhe uma reputação internacional e as suas interpretações de Bach, Beethoven, Debussy e Ravel têm sido consideradas de uma enorme qualidade: "Só tenho a louvar a sua interpretação de Beethoven. De Rische, tanto como foi de Schnabel, a sonata tem um desempenho poderoso e bem organizado, que não diminui, em nada, as qualidades ou excentricidades da mesma. É um excelente instrumentista…" - Fanfare.

Especialmente, desde a sua descoberta dos concertos para piano de Erwin Schulhoff e de George Antheil (estreia a 5/March/2001 em Londres), Michael Rische é visto como um forte defensor da música do Séc. XX que combina clássica com jazz.

Michael Rische ensina piano na Academia de Música de Colónia em Aachen, Alemanha.




Fonte: Conservatório de Música de Cascais (Programa do Recital de 12 de Março de 2009)

Nenhum comentário: