quarta-feira, 1 de abril de 2009

Solistas | Diogo Oliveira | Barítono

Nascido em Lisboa, é Licenciado em Engenharia da Linguagem e do Conhecimento pelas Faculdades de Ciências e de Letras da Universidade de Lisboa.

Frequentou o curso de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional na classe de José Carlos Xavier. Realizou concertos no Salão Nobre do Teatro Nacional de São Carlos, Museu da Música, Palácio Foz, Culturgest, Centro Cultural de Belém, Zénith de l'Agglo de Rouen, entre outros. Participou em Master Classes de canto e interpretação com Sarah Walker, Rudolph Knoll e Low Siew-Tuan (2003 – 2005).

Em recital apresentou com Nuno Vieira de Almeida, no Teatro São Luís, os ciclos: Schwannengesang de Schubert e Sea Pictures de Elgar e no Teatro Nacional de São Carlos, recital com obras de compositores portugueses, com João Paulo Santos. Desempenhou o papel de Phantom na produção alemã da opereta Das Phantom der Oper (O Fantasma da Ópera) em digressão pela Alemanha, com a qual actuou em mais de 120 salas de espectáculo, de entre as quais se destaca a München Filarmonie.

Em 2005 foi vencedor do primeiro prémio do Concurso Nacional de Canto Luísa Todi.

Estreou-se no papel de Marullo (Rigoletto) sob a direcção de Manuel Ivo Cruz. Interpretou Conde de Fricandó (As Damas Trocadas), sob a direcção de Armando Vidal, Masetto (Don Giovanni), Figaro (Le nozze di Figaro) sob a direcção de José Ferreira Lobo, Papageno (Die Zauberflöte) em diversas salas e sob várias direcções e Gil (Il Segreto di Susanna) sob a direcção de Kodo Yamagishi.

No Teatro Nacional de São Carlos interpretou Montano (Otello), sob a direcção de Antonio Pirolli, Fiorello (Il Barbiere di Siviglia), sob a direcção de Jonathan Webb, Lacaio, Oitavo Polícia, Primeiro Criado, Sexto Camarada e Sexto Estudante (O Nariz), sob a direcção de Donato Renzetti e João Paulo Santos.

No verão de 2007 cantou nos Açores como intérprete do papel de Belcore (L’Elisir d’amore) no Teatro Micaelense (produção do TNSC com a direcção de Cesário Costa) e o papel de Papageno (Die Zauberflöte), no Teatro Coliseu de São Miguel. Recentemente desempenhou o papel de Ceprano (Rigoletto), Wilhelm (Os Contos de Hoffmann) e Wagner (Faust) no Teatro Nacional de São Carlos, dirigidos respectivamente por Alexander Polianitchko e Gregor Bühl e Enricoo de Lamboye.
Na Fundação Calouste Gulbenkian, estreou o papel de Zaretski (Eugene Onegin) e Guardião de Orestes e O velho criado (Elektra),ambos sob a direcção de Lawrence Foster.

Nenhum comentário: