sexta-feira, 10 de julho de 2009

Encontro Nova Música 2009

11, 12 e 13 de Setembro, no Conservatório de Música de Cascais


A finalidade da composição passa por fixar no papel e posteriormente oferecer ao público ideias musicais. Com o passar dos tempos, as estéticas e os estilos vão-se alterando, assim como, e em consequência directa, os termos e os conceitos mudam, aos poucos, os seus contornos. Todo o fenómeno musical está sujeito a mudanças no tempo…e carece delas. Mas será que as mudanças durante o século XX foram de tal ordem que subverteram e anularam o verdadeiro sentido da música, da interacção entre compositor, intérprete e público? E porquê? Será que a arquitectura inerente a uma peça “contemporânea” é mais importante do que o resultado sonoro final da mesma? O compositor será assim tão egoísta, ao ponto de pensar que a opinião do público não lhe interessa? Ou é o público que é demasiado inculto? São as motivações e expectativas do compositor, do intérprete e do público face a uma determinada obra musical e os efectivos resultados musicais e sociais da performance dela que se discutirá sob o ponto de vista de cada um dos compositores convidados.

Depois do Simpósio de Música Ibérica, realizado em 2008, este ano abrimos as portas a compositores de vários países e gerações para um intercâmbio de ideais e encontros musicais.
O Encontro Nova Música 2009 tem como objectivo dar a conhecer as últimas tendências da composição em Portugal e na Europa, além de criar a oportunidade de contactos e encontros entre compositores. Nesta edição teremos a execução/estreia de obras nacionais e estrangeiras e um workshop de composição para jovens compositores. Num ambiente agradável, os compositores Chistopher Bochmann, António PinhoVargas, Carlos Caires, Carlos Marecos e Sérgio Azevedo (Portugal), Biagio Putignano (Itália), Bernardo Adam Ferrero (Espanha) e Gheorghi Arnaoudov (Bulgária) vão trocar ideais e tentar apontar os novos caminhos para a criação musical do século XXI.
Um programa interessante de 7 conferências, 1 workshop e 2 concertos preenchem estes 3 dias, abrindo o segundo ano do Conservatório de Música de Cascais.

O Conservatório de Cascais


Contactos
ASSOCIAÇÃO OCCO
Av. das Acácias, 81
2765-390 Monte Estoril
Tel.: 21 464 34 60/1
Email: o.c.c.o@mail.telepac.pt


Inscrições abertas até ao dia 31 de Julho!

Um comentário:

Ana Seara disse...

Cara Ana,

Apenas uma correcção. Entre os compositores Portugueses, teremos também, Sérgio Azevedo. Assim, serão 8 conferências.

Obrigada
Ana Seara