quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Temporada 2009 | Dezembro

VIOLONCELISSIMI
Ao contrário do que habitualmente acontece, o recital de hoje contará, apenas, com a presença do instrumento mais grave da família do violino, o violoncelo. Este fabuloso instrumento é, inúmeras vezes, associado ao brilhantismo e à elegância de um cisne, muito por consequência da obra de Saint-Säens. A sua origem data do século XVI, como membro das viole da braccio, e aparece com a designação de violino baixo com três cordas. Mais tarde é-lhe acrescentada a quarta corda, completando a sequência de quintas do violino. O tamanho do violoncelo modificou-se consideravelmente durante os séculos XVI e XVII, sendo fixado em 1710 por Antonio Stradivari. Este instrumento era tocado entre os joelhos até surgir o espigão no século XVIII, que lhe conferiu mais segurança e ressonância.Durante a época barroca, o violoncelo foi, progressivamente, deixando de ter apenas papel de baixo contínuo com a ascensão de grandes virtuosos. Entre eles, destaca-se Luigi Boccherini. Boccherini nasceu em 1743 em Itália, filho de um contrabaixista, tornando-se, mais tarde, um famoso compositor. Virtuoso do violoncelo desde tenra idade, estuda em Roma com Giovanni Battista Constanzi (director musical da Basílica de São Pedro) e participa em tournés com o violinista Manfredi, com bastante sucesso em Paris e Espanha. A partir de 1757 começa a participar na orquestra do Teatro Imperial de Viena. Mais tarde, e com o patrocínio do irmão do rei de Espanha, vai trabalhar para a corte de Madrid. Nesta época desenvolve uma actividade musical muito intensa. Boccherini escreveu um Stabat Mater, uma ópera, La Clementina, um Concerto para violoncelo em ré maior, sonatas para violoncelo, e sobretudo 120 quintetos para cordas, além de 100 quartetos para cordas, 60 trios, 20 sinfonias, 21 sonatas para violino, uma cantata de Natal, uma missa, o famoso Quinteto para cordas em mi maior, entre outros. Johann Sebastian Bach representa um grande marco na escrita para violoncelo, uma vez que compõe seis suites para violoncelo solo. Nestas obras, o instrumento é colocado à prova, tanto na sua vertente melódica como nas possibilidades harmónicas de que dispõe. Mais tarde, no período Clássico, Joseph Haydn compõe concertos para violoncelo e Beethoven apresenta um triplo concerto com violino e piano. Este último compõe ainda as sonatas com piano, seguidas por Mendelssohn, Brahms, entre outros. Como obras de referência do Romantismo, surgem os concertos de Schumann, Dvorak e Elgar. Já no século XX Prokofiev, Shostakovich e Britten compuseram concertos para violoncelo. Reger e Kodály retomam o trabalho solístico iniciado por J. S. Bach. Sendo o instrumento com a maior extensão da família das cordas, abrangendo um grande registo de alturas, temos a oportunidade, actualmente, de contar com diversos ensembles de violoncelos. Estes agrupamentos apresentam, em concerto, arranjos de obras de referencia para quarteto ou sexteto de violoncelos.No recital de hoje, ouviremos obras de vários compositores, de diferentes épocas e estilos no timbre único deste instrumento dividido em 4 vozes diferentes.


Fonte: www.occo.pt

11 de Dezembro de 2009 às 21h30
Capela do Palácio Marquês de Pombal

Obras de L. Boccherini, E. Grieg, G. Werner, entre outros.
Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

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