quarta-feira, 7 de abril de 2010

Solistas | Luísa Tender | Piano

Luísa Tender nasceu no Porto em 1977. Iniciou o estudo de piano aos quatro anos, no Porto, com Teresa Monteiro. Prosseguiu os estudos musicais com Anne-Marie Mennet, no Conservatório de Música do Porto e, mais tarde, na escola Superior de Música desta cidade, cujo Curso de Piano concluiu com a classificação máxima e onde foi aluna de Pedro Burmester. Recebeu, ainda, aulas regulares de Helena Sá e Costa. Entre 1997 e 2000 estudou com Vitaly Margulis, em Los Angeles; foi também aluna de Irina Zariskaya, no Royal College of Music, em Londres, onde obteve o grau de Master of Music em Performance Studies. Recebeu aulas de Artur Pizarro e, em 2004, obteve o Diplôme Supérieur d’Éxecution da École Normale de Musique de Paris, onde trabalhou com Marian Rybicki.
Tem-se apresentado a solo e em música de câmara em Portugal, Espanha, Reino Unido, Holanda, Itália, Chipre e Brasil. As suas actuações recentes receberam o aplauso da crítica, que apontou a sua “segurança, energia, profundidade e rasgo (...) sem nunca perder de atenção os pequenos detalhes (...) numa contenção e distanciamento que rondaram a imaterialidade” e elogiou a “depuração e equilíbrio da sua performance, associadas a um pianismo exuberante, de adorável frescura”. "A natural beethovenian" - assim a classificou o The London Independent -, Luísa Tender aponta J. S. Bach e F. Schubert como os seus compositores de eleição, dedicando-se com grande interesse à música portuguesa.
O primeiro cd de Luísa Tender, com o título Bach and Forward, foi gravado em 2008 nos estúdios do Royal College of Music e lançado em Portugal em Fevereiro de 2009. Este trabalho recebeu o aplauso da crítica em Portugal e no Reino Unido, tendo sido uma das escolhas da edição de 11 de Abril da revista Classical Music.
Luísa Tender é actualmente professora-adjunta na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco, onde lecciona Piano e Música de Câmara. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Royal College of Music.


Fonte: http://www.luisatender.com/


A ver também reportagem no Sapo:
"Toca piano desde os quatro anos e "Bach and forward" é o seu primeiro disco. Luísa Tender é uma pianista com um percurso internacional que começa a emergir no mundo da música clássica portuguesa."
http://videos.sapo.pt/fQ3OidpOBQFLA3UUaVmo

Nenhum comentário: