segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Solistas | Maria Ana Bobone | Fadista

Nasceu no Porto em Dezembro de 1974 tendo iniciado os seus estudos de piano com 5 anos.
Em 1986, com 12 anos de idade, entra para o Conservatório Nacional de Lisboa.
Começa a cantar Fado profissionalmente com 16 anos em concertos nacionais e internacionais. Entretanto licencia-se em Comunicação Social na Universidade Católica Portuguesa e após terminado o curso básico de piano, inicia o curso de canto com a reconhecida professora Cristina de Castro. Simultaneamente canta música religiosa como solista em vários coros, para os quais faz arranjos próprios.
Em 1993 grava o seu primeiro disco “Alma Nova”, para a Strauss, com Miguel Capucho e Rodrigo Costa Félix. Grava “Luz Destino” para a M.A. Recordings em 1996 com Ricardo Rocha e João Paulo, trabalho em que começa a destacar-se do fado tradicional e pelo qual obteve uma nomeação para melhor intérprete individual nos “Globos de Ouro”.
Em 1999 grava o CD “Senhora da Lapa”, também para a M.A., que inclui alguns temas da música tradicional e ainda alguns inéditos numa linguagem musical contemporânea.
Em 2006 grava "Nome de Mar", um CD inteiramente produzido por si, editado pela Farol Musica e com direcção musical de Ricardo Rocha, em que procura uma estética própria dentro do universo do fado, e se aventura por novos caminhos musicais.
Ao longo deste percurso, regista diversas actuações em espectáculos nacionais, bem como na Europa, América Latina e E.U.A. e Ásia, nomeadamente acompanhando a comitiva da Presidência da Republica e Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Actualmente trabalha num novo projecto em que procura a sua própria via musical.




Fonte: http://www.orchestra-cascais-oeiras.com/solistas2008.html

Nenhum comentário: