segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Solistas | Teresa Cardoso Menezes | Soprano

É considerada pela crítica como: “ (...) uma das mais talentosas cantoras portuguesas actuais, detentora de grande plasticidade vocal e expressiva, sentido dramático e óptimo nível técnico” . Cristina Fernandes – PÚBLICO – Lisboa, 14–12-2002 “Teresa Cardoso de Menezes é, a muitos títulos, um caso de excepção na vida musical portuguesa (...) está para ficar, como uma presença relevante, por mérito próprio (...)” - Rui Vieira Nery - Univ. Évora - 18-10-2007 - Do Livreto do CD Upon a Star
Foi aluna da Elizette Bayan e concluiu o Curso de Canto na Escola Superior Música de Lisboa na classe de Helena Pina Manique, Olga Prats e Nicholas McNair. Em Master-Class estudou com Gundula Janowitz, tendo preparado variado repertório com o Maestro João Paulo Santos no T.N.S.Carlos. É licenciada em Gestão de Empresas pelo ISCTE, Lisboa. Em 1993 foi premiada no Concurso Nacional de Canto Luisa Todi.
Depois de se estreiar em Estrasburgo em 1990, em concerto com a orquestra da FMAC, actuou em diversos locais desde o Teatro Nacional .S. Carlos e Fundação C. Gulbenkian, a Festivais de Verão em Portugal, Dinamarca ... ao Festival Internacional de Música de Macau e trabalhou com orquestras como a Royal Philarmonic Orchestra of London, Orquestra da Ópera Nacional da China, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto, etc.
Foi convidada a cantar em óperas como: Carmen (Frasquita e Micaela) de Bizet, Viúva Alegre (Valencienne) de F. Lèhar, L’Enfant et les Sortilèges (Fogo e o Rouxinol) de Ravel, Il Matrimonio Segreto (Elizetta) de Cimarosa, Rigoletto (Gilda) de Verdi, Parsifal (Flor) de Wagner, Ariadne auf Naxos (Echo) de R. Strauss, Manfred de Schumann, Don Giovanni (D.Anna) de Mozart, Suor Angelica (Suor Genovieffa) de Puccini, La Bohème (Musetta) de Puccini. O seu repertório operático inclui ainda Don Pasquale (Norina) e L’Elisir D’Amore (Adina) de Donizetti, entre outros.
Cantou ainda sob a direcção de: Giuliano Carella, Marko Letonja, Renato Palumbo, Leonardo de Barros , Vasco P. Azevedo, Nicholay Lalov, Osvaldo Ferreira e actuou ao lado de nomes como: Elena Obraztsova, Anna Tomowa-Sintow, Sumi Jo, Miriam Gauci, Vincenzo Bello, Luís Miguel Cintra, Elizabete Matos, Rão Kyao, João Grosso, Henrique Feist, Fernando Gomes, não só no país como no estrangeiro.
Das suas actuações de concerto salienta ainda o Messias de Haendel, o Stabat Mater de D. Scarlatti, com a Orqt. Gulbenkian e Maestro M. Corboz; Palestrina de Pfizner com a Orqt. Gulbenkian e Maestro Michael Zilm; Exsultate, Jubilate de Mozart e a 4ª Sinfonia de G. Mahler, com a Orq, Nacional do Porto e Maestro M. Tardue; a Cantata do Café nº211 e dos Camponeses nº212 de J.S. Bach, o Gloria e Magnificat de Vivaldi, Ein Deutsches Requiem de Brahms, com a Orqt. Sinfonieta de Lisboa e a Orqt. de Cascais e Oeiras. Em recitais de canto e piano destacam-se recitais de Lied e Belcanto em duo com o pianista Francisco Sassetti e em Trio com o Barítono Luis Rodrigues.
De 2003 e 2004, destacam-se os concertos de Árias de Ópera com a Orq. Gulbenkian e direcção de M. Ivo Cruz no CAE da Fig. Fóz; com a Orq. Algarve e direcção de Álvaro Cassuto na inauguração do Festival de Música do Algarve; no Teatro Municipal S. Luiz o espectáculo de João Pereira Bastos intitulado “De Regresso à Broadway” , sob a direcção de Nuno Feist, interpretando canções do West Side Story, The Sound of Music, My Fair Lady, Show Boat, Les Miserables; e ainda a estreia nacional da Cantata Gli Amori di Teolinda, com a Orq. Sinf. Portuguesa sob a direcção de Roberto Polastri. Em 2005 no T.N. S. Carlos cantou o Stabat Mater de Pergolesi. Em 2008 destaca o recital dedicado a Liszt, incluindo Os Sonetos de Petrarca de Liszt, com o grande pianista António Rosado.
Para além das actuações ao vivo transmitidas pelas RDP – Antena 2, a sua arte é bem apreciada nos seus três trabalhos discográficos, inéditos em Portugal. Em 2000 o CD Je Veux Vivre de Árias de Ópera e em 2002 CD Alleluia de Árias Sacras, onde acompanhada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Coro Voces Caelestes e direcção de M. Ivo Cruz, demonstra uma especial versatilidade vocal e dramática desde o período Barroco ao Contemporâneo, passando por Bach, Haendel, Mozart, Verdi, Puccini, Gounod, R.Strauss, Rachamninov, A.Lloyd Webber, entre outros.
Alleluia foi considerado pelo Jornal Expresso (L. Leiderfarb 4.1.2003) como o 3º Melhor Disco do Ano de 2002 , atingindo o Top da Fnac em Música Clássica (Dez. 2002)
Em 2007 lança o 3 º CD Upon a Star – Enchanted Songs em Duo com a Harpista Andreia Marques, numa viagem ao mundo em diversos estilos musicais, do Erudito ao Popular, de Vivaldi, Liszt, Schumann, Obradors, Sérgio Azevedo a canções como Summertime, La vie on rose, Amazing Grace, When you wish upon a star …




Nenhum comentário: