quarta-feira, 27 de maio de 2009

Temporada 2009 | Junho

Sábado, 6 de Junho às 18h00
Auditório Municipal Ruy de Carvalho


Domingo, 7 de Junho às 18h30
Centro Cultural de Cascais - Auditório

SINFONIA PRAGA
Rui Soares da Costa: "Homenagem" para orquestra de cordas
G. Rossini: "Introdução, Tema e Variações" em Mi bemol Maior
G. Donizetti: Concertino para clarinete em Si bemol Maior
W. A. Mozart: Sinfonia N.º 38 em Ré Maior K504 "Praga"

Maestro Roberto Gianola
Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
Nuno Pinto - clarinete

terça-feira, 26 de maio de 2009

Temporada 2009 | Maio

Quarta-feira, 27 de Maio às 21h30
Teatro Municipal Amélia Rey Colaço


MINIATURA MUSICAL
Obras de P. Sarassate, P. Stainov, P. I. Tchaikovsky, J. Brahms, entre outros

Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

quarta-feira, 20 de maio de 2009

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ivaila Ivanova | R. Schumann: Variações sobre um tema de Clara Wieck

Solistas | Ivaila Ivanova | Piano

A pianista Ivaila Ivanova nasceu em Sofia, Bulgária. Ela começou os seus estudos musicais no acordeão, aos cinco anos com o professor Georgi Gulubov. Entre 1991 e 1993, participou em várias competições a nível nacional e internacional, tendo ganho inúmeros prémios devido ao seu estilo próprio a tocar acordeão.
Em 1993, ela iniciou aulas de piano com a professora Antoaneta Arsova. Em 1995, entrou na Escola Nacional de Música "Lyubomir Pipkov", em Sófia.
Em 1996, participou no Festival Internacional de Música de Dobrich, Bulgária, onde foi galardoada. Entre 1999 e 2002, estudou piano com o Prof. Stefka Matanova.
Em 2000, ganhou o 1º Prémio na Competição Nacional de Piano, na Bulgária e foi convidada para participar num concerto comemorativo dos 50 anos das Nações Unidas.
Em 2002, participou no Festival Internacional de Música Contemporânea de Piano, que foi transmitido pela Rádio Nacional Búlgara e pelo canal de televisão, e no Festival Nacional de Música Nova Búlgaro. No mesmo ano, ela foi aceite como estudante na Academia Nacional de Música “Pancho Vladigerov”, em Sofia, onde teve aulas com a professora Stela Dimitrova.
Em 2004, recebeu uma bolsa para a Academia de Música Europeia em Baden, Áustria.
Ivaila Ivanova participou em master classes com o Professor Catherine Vikers (Alemanha), o professor Martin Hughes (Áustria), o professor Noel Flores (Áustria), professora Tamara Podubnaya (Rússia), Professora Jenny Zaharieva (Bulgária), Maria Prinz (Áustria), Boris Romanov (Rússia), Tomislav Baynov (Alemanha), Fulvio Turissini (Itália) e Svetozar Ivanov (E.U.A.).
Em Novembro de 2005, foi convidada pela Fundação "Jovens Talentos da Música" para dar um concerto de piano na Bulgária Hall, como parte do projecto Memória Nacional.
Em Março de 2006, apresentou-se com a Orquestra Nacional da Bulgária sob a direcção de Nikos Tzouklos (Grécia). Em Junho de 2006, ela terminou a sua licenciatura e iniciou o seu mestrado com os professores Atanas Kourtev e Margarita Krusteva.
Em Março de 2007, foi convidada para dar três concertos a solo em diferentes cidades da França. O seu repertório incluiu Variações de Clara Wieck's, Variações de Robert Schumann e Fantasia de Schumann em Dó Maior Op. 17 e Estudos Sinfónicos, Op. 13. Em Maio, ganhou o 2º lugar no Concurso Nacional de Música de Câmara. Foi convidada para participar em diversos concertos, com diversas orquestras.
Em Março de 2008, foi convidada a participar como um duo com Andrei Angelov num concerto para a Rádio Nacional Búlgara. Em maio, foi organizada uma performance multimédia que incluiu Ivanova ao piano tocando "Imagens de uma Exposição", de Mussorgsky acompanhada por uma projecção de slides de pinturas que inspiraram a música da Mussorgsky.

Temporada 2009 | Maio

Domingo, 24 de Maio às 18h00
Conservatório de Música de Cascais

JOVENS SOLISTAS
J. Haydn: Sonata para piano em Mi bemol Maior
R. Schumann: Variações sobre um tema de Clara Wieck
Y. Dimitrov: "Espaço pianístico"
M. Mussorgsky: "Quadros de uma Exposição"


Ivaila Ivanova - piano

Solistas | Giv’Me Five Ensemble | Quinteto de Sopros

O Giv'MiFive Ensemble formou-se no âmbito da disciplina de música de câmara na ESML. Em 2007 criou-se um trio de madeiras orientado pelo professor Luis Correia, e desse trio inicial surgiu a ideia de formar um quinteto, formação que possui muito mais repertório. Assim, resolvemos criar em 2008 o Giv'MiFive Ensemble, grupo que tem sido orientado pelo professor Nuno Inácio, e no âmbito do qual temos trabalhado particularmente repertório dos séculos xx e xxi, no qual procuramos incluir obras de autores portugueses significativos, como Sérgio Azevedo ou Fernando Lopes-Graça.




Fonte: http://www.orchestra-cascais-oeiras.com/solistas2009.html

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Temporada 2009 | Maio

Sábado, 16 de Maio às 21h30
Fábrica da Pólvora de Barcarena

Domingo, 17 de Maio às 17h00
Palácio dos Aciprestes


A LITERATURA E A MÚSICA
B. Britten: "Seis Metamorfoses sobre Ovídio"
S. Azevedo: "Duas Miniaturas para Karel Chapek"
S. Azevedo: "Suite de Hasék"
Luciano Berio: "Opus Number Zoo"

Direcção Artística e Comentários: Sérgio Azevedo
Quinteto de Sopros Giv'Me Five Ensemble da ESML
Colaboração com a Escola Superior de Música de Lisboa

sábado, 9 de maio de 2009

Murray Perahia | J. S. Bach: Suite Inglesa N.º 3 em Sol menor

Solistas | Rada Pogodaeva | Piano

Rada Pogodaeva nasceu em 21 de Novembro de 1982, em Karaganda, no Cazaquistão.
Iniciou os seus estudos musicais em piano aos cinco anos, na Escola Especial de Música em Karaganda. Anos mais tarde, ingressou no Colégio de Artes, com o prof. Oleg Plitzin e mais tarde completou seus estudos no Conservatório Nacional, em Almaty, Cazaquistão, com o prof. Ghania Aubakirova.

Em 2004, mudou-se para a Alemanha, onde continuou seus estudos com o prof. Christian Beldi, na Escola Superior Robert Schumann, em Düsseldorf. Ela tem realizado recitais no Alemanha, Itália, Grécia e Cazaquistão, onde tem ganho inúmeros prémios.

Temporada 2009 | Maio

Sábado, 9 de Maio às 18h00
M. M. Portuguesa - Casa Verdades Faria

JOVENS SOLISTAS
L. V. Beethoven: Sonata para piano Op. 57 em Fá menor "Apassionata"
Fr. Schubert - Fr. Liszt: Schuberts Songs
P. I. Tchaikovsky: The Seasons
J. S. Bach: Suite Inglesa N.º 3 em Sol menor
I. Stravinsky: Três Danças de "Petrouchka"

Rada Pogodaeva - piano


Domingo, 10 de Maio às 11h00
Auditório Municipal Maestro César Batalha

QUADROS DE UMA EXPOSIÇÃO
Uma história fantástica, com música e teatro os miúdos e graúdos

Direcção Artística e Comentários: Maestro Nikolay Lalov
Quinteto de Sopros da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Um concerto diferente...

Eu acho que o concerto de sábado passado (2 de Maio), no Auditório Ruy de Carvalho, foi muito interessante, pois a música contemporânea é um estilo de música completamente diferente da música clássica. Gostei muito pois a própria música cria um certo ambiente...e também porque foi das primeiras vezes que eu ouvi música contemporânea.
O facto de podermos ver e ouvir instrumentos diferentes e pouco vulgares, é algo também que me agrada bastante, e me deixa curiosa para escutar novos sons neste tipo de composição musical.

Fico a aguardar por mais concertos como este!


Inês Matos
2º Grau B - Formação Musical / Coro
3º Grau de Piano
Conservatório de Música de Cascais

Tua Lágrima em Mim

Levar a concerto música contemporânea, continua a ser um desafio para qualquer programador de música. Ainda que as coisas tenham mudado um pouco, juntar uma obra recente com compositores de tradição, é ainda mais desafiador.Encontro-me, neste momento, muito consciente do que faço e do que quero ouvir, mas não estou à espera de grandes massas de admiradores. O compositor contemporâneo não vive disso; vive sim, da sua necessidade física e mental de escrever música, de se expressar musicalmente. Cabe, então, aos programadores, aos compositores e, sobretudo, aos intérpretes educarem o público a ouvir a música dos seus tempos! Pois, como dizia uma aluna minha, "é tudo uma questão de percepção"... Há que ouvir para se entender, há que colocar questões e ler sobre as várias estéticas dos séculos XX e XXI para, passo a passo, se aproximarem da música dos seus contemporâneos. Tudo tem uma evolução lógica e natural, nós apenas continuamos agarrados ao mito Beethoveniano criado pelos Românticos. Já viram? Continuamos presos ao século XIX, mas já não passamos sem o nosso telemóvel... Ouçam, vivam a música e critiquem... Explorem um mundo de outras sonoridades e encontrarão um discurso musical tão ou mais coerente que a música Romântica!...Fiquei contente! A orquestra e o Maestro respeitaram, entenderam e gostaram da minha obra... escrita a pedido deles e para eles!... Agradeço-lhes tudo isso, assim como o bom ambiente e seriedade dos ensaios. É a primeira de muitas com eles, não foi o que ouvimos? Espero por todos nas próximas oportunidades!
Tua Lágrima em Mim é dedicada aos meus pais que, neste ano de 2009 tão cheio de comemorações, comemoram, também eles, uma data especial - fazem bodas de prata. É a lágrima deles reflectida em mim que me faz ser quem sou... Uma obra serena, onde impera o Timbre e a Cor... São ambientes diferentes criados a partir de um material musical comum... É o meu código genético apresentado em várias situações da minha vida..."


Ana Seara

terça-feira, 5 de maio de 2009

Haydn nas cordas do Seraphina String Quartet

Continuando com Haydn, a quem é dada a paternidade do quarteto de cordas e passados 200 anos sobre o seu desaparecimento, nada melhor que a apresentação da muito jovem (16-18 anos) formação de cordas de Philadelphia, o Seraphina String Quartet, constituído pelas irmãs Caeli e Madeline Smith, e Sabrina e Genevieve Tabby, numa interpretação do 1º movimento do quarteto nº 2, em ré menor, op. 76.

domingo, 3 de maio de 2009

Música ao entardecer...em Cascais

Com sala cheia - mais do que cheia, na verdade, pois os degraus tiveram de servir de assento a uns tantos que teimaram em assistir ao concerto - a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras fez acontecer música de qualidade, no espaço exíguo do Centro Cultural de Cascais, neste fim de tarde quente e luminoso. Bem a propósito, nas palavras breves - e meritoriamente pedagógicas - de introdução à música que se ia ouvir, o Maestro Nikolay Lalov confidenciou o seu sonho de ver construído um auditório digno das justas aspirações da orquestra que dirige. E digno também, digo eu, de um concelho cosmopolita onde a oferta musical se tem de constituir ao nível das programações que, por agora, só em Lisboa e talvez no Porto se encontram. Uma sala de concertos para Cascais, pois! Merecem-na os muitos melómanos do concelho e merece-a, sem dúvida, a OCCO que hoje ouvimos com deleite na HOMENAGEM A HAYDN E MENDELSSOHN. A abrir, uma peça da jovem compositora Ana Seara, "Tua Lágrima em mim", uma incursão no universo a que me apetece chamar dos "sons desorganizados", uma experiência auditiva interessante, especialmente em antecâmara à obra em que o chamado Príncipe do Violino, inovou sem, contudo, perder de vista a forma tradicional. No Concerto para violino em Mi menor Op. 64, de Felix Mendelssohn, a jovem solista Lilia Donkova dialogou com a orquestra numa interpretação expressiva que lhe valeu o aplauso vivo do público. Sob a batuta de Nikolay Lalov, a OCCO viajou, na segunda parte do concerto, pela Sinfonia nº 86 de Haydn, deixando-nos perceber por que é este compositor considerado o pai da sinfonia clássica.
Um belo concerto! Um belo fim de tarde musical em Cascais!


Helena Rodrigues