A pianista Ivaila Ivanova nasceu em Sofia, Bulgária. Ela começou os seus estudos musicais no acordeão, aos cinco anos com o professor Georgi Gulubov. Entre 1991 e 1993, participou em várias competições a nível nacional e internacional, tendo ganho inúmeros prémios devido ao seu estilo próprio a tocar acordeão.
Em 1993, ela iniciou aulas de piano com a professora Antoaneta Arsova. Em 1995, entrou na Escola Nacional de Música "Lyubomir Pipkov", em Sófia.
Em 1996, participou no Festival Internacional de Música de Dobrich, Bulgária, onde foi galardoada. Entre 1999 e 2002, estudou piano com o Prof. Stefka Matanova.
Em 2000, ganhou o 1º Prémio na Competição Nacional de Piano, na Bulgária e foi convidada para participar num concerto comemorativo dos 50 anos das Nações Unidas.
Em 2002, participou no Festival Internacional de Música Contemporânea de Piano, que foi transmitido pela Rádio Nacional Búlgara e pelo canal de televisão, e no Festival Nacional de Música Nova Búlgaro. No mesmo ano, ela foi aceite como estudante na Academia Nacional de Música “Pancho Vladigerov”, em Sofia, onde teve aulas com a professora Stela Dimitrova.
Em 2004, recebeu uma bolsa para a Academia de Música Europeia em Baden, Áustria.
Ivaila Ivanova participou em master classes com o Professor Catherine Vikers (Alemanha), o professor Martin Hughes (Áustria), o professor Noel Flores (Áustria), professora Tamara Podubnaya (Rússia), Professora Jenny Zaharieva (Bulgária), Maria Prinz (Áustria), Boris Romanov (Rússia), Tomislav Baynov (Alemanha), Fulvio Turissini (Itália) e Svetozar Ivanov (E.U.A.).
Em Novembro de 2005, foi convidada pela Fundação "Jovens Talentos da Música" para dar um concerto de piano na Bulgária Hall, como parte do projecto Memória Nacional.
Em Março de 2006, apresentou-se com a Orquestra Nacional da Bulgária sob a direcção de Nikos Tzouklos (Grécia). Em Junho de 2006, ela terminou a sua licenciatura e iniciou o seu mestrado com os professores Atanas Kourtev e Margarita Krusteva.
Em Março de 2007, foi convidada para dar três concertos a solo em diferentes cidades da França. O seu repertório incluiu Variações de Clara Wieck's, Variações de Robert Schumann e Fantasia de Schumann em Dó Maior Op. 17 e Estudos Sinfónicos, Op. 13. Em Maio, ganhou o 2º lugar no Concurso Nacional de Música de Câmara. Foi convidada para participar em diversos concertos, com diversas orquestras.
Em Março de 2008, foi convidada a participar como um duo com Andrei Angelov num concerto para a Rádio Nacional Búlgara. Em maio, foi organizada uma performance multimédia que incluiu Ivanova ao piano tocando "Imagens de uma Exposição", de Mussorgsky acompanhada por uma projecção de slides de pinturas que inspiraram a música da Mussorgsky.
Nenhum comentário:
Postar um comentário