sexta-feira, 8 de maio de 2009

Tua Lágrima em Mim

Levar a concerto música contemporânea, continua a ser um desafio para qualquer programador de música. Ainda que as coisas tenham mudado um pouco, juntar uma obra recente com compositores de tradição, é ainda mais desafiador.Encontro-me, neste momento, muito consciente do que faço e do que quero ouvir, mas não estou à espera de grandes massas de admiradores. O compositor contemporâneo não vive disso; vive sim, da sua necessidade física e mental de escrever música, de se expressar musicalmente. Cabe, então, aos programadores, aos compositores e, sobretudo, aos intérpretes educarem o público a ouvir a música dos seus tempos! Pois, como dizia uma aluna minha, "é tudo uma questão de percepção"... Há que ouvir para se entender, há que colocar questões e ler sobre as várias estéticas dos séculos XX e XXI para, passo a passo, se aproximarem da música dos seus contemporâneos. Tudo tem uma evolução lógica e natural, nós apenas continuamos agarrados ao mito Beethoveniano criado pelos Românticos. Já viram? Continuamos presos ao século XIX, mas já não passamos sem o nosso telemóvel... Ouçam, vivam a música e critiquem... Explorem um mundo de outras sonoridades e encontrarão um discurso musical tão ou mais coerente que a música Romântica!...Fiquei contente! A orquestra e o Maestro respeitaram, entenderam e gostaram da minha obra... escrita a pedido deles e para eles!... Agradeço-lhes tudo isso, assim como o bom ambiente e seriedade dos ensaios. É a primeira de muitas com eles, não foi o que ouvimos? Espero por todos nas próximas oportunidades!
Tua Lágrima em Mim é dedicada aos meus pais que, neste ano de 2009 tão cheio de comemorações, comemoram, também eles, uma data especial - fazem bodas de prata. É a lágrima deles reflectida em mim que me faz ser quem sou... Uma obra serena, onde impera o Timbre e a Cor... São ambientes diferentes criados a partir de um material musical comum... É o meu código genético apresentado em várias situações da minha vida..."


Ana Seara

Nenhum comentário: