quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Direcção artística | Maestro Nicolay Lalov

Com uma extensa actividade artística como Maestro, violinista e pedagogo, Nikolay Lalov destaca-se pela sua larga experiência em todas as áreas onde actualmente actua.

A sua longa carreira conta com um grande número de alunos laureados em concursos nacionais e internacionais, com uma experiência única de criação de vários conjuntos instrumentais, orquestras e ensembles e com uma actividade permanente como maestro e violinista.

Nascido em Sófia, na Bulgária, N. Lalov iniciou os seus estudos de violino com seis anos de idade. Terminou a Escola de Música Nacional “L. Pipkov” com medalha de ouro, atribuída pelos altíssimos resultados obtidos durante os estudos.

Diplomou-se na Academia Nacional da Bulgária como violinista e, mais tarde, completou o curso de direcção da orquestra na mesma instituição. Durante os seus estudos, trabalhou com uma das mais destacadas violinistas búlgaras de todos os tempos, aluna do mítico David Oeistrach, Prof.ª Stoika Milanova.

Como maestro, estudou com a grande pedagoga e maestrina Lilia Giuleva e cedo demonstrou qualidades pedagógicas que lhe permitiram ser o mais jovem professor de violino a trabalhar na prestigiada escola de música da Bulgária: Escola Nacional “L.Pipkov” Em várias master-classes e cursos estudou com músicos como Janos Starker (música de câmara), Ifra Nyman (violino), Dimo Dimov (Quarteto Búlgaro), entre outros.

Desde os primeiros passos da sua carreira artística, N. Lalov demonstrou grande versatilidade: solista violinista com uma intensa actividade concertista, professor com alunos laureados em prestigiados concursos e maestro com um “carisma” e vasta cultura musical, reconhecidos por todos que trabalharam e apreciaram a sua arte.

A sua capacidade de organização e o seu entusiasmo permitiram-lhe criar várias orquestras e conjuntos, na Bulgária e em Portugal, onde veio residir a partir de 1989, com 29 anos de idade.

A Orquestra dos Professores de Música (1987-88) em Sófia, Ensemble Concertino (1992), a Orquestra Juvenil da Cidade de Évora (1992) e, finalmente, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (1996) são os produtos deste seu esforço em criar de estruturas culturais nos dois países.

N. Lalov é um verdadeiro “embaixador da música e da cultura”. Um lugar de destaque na sua actividade ocupa o intercâmbio entre várias culturas europeias . O desejo em apresentar compositores e obras pouco conhecidos e em promover um diálogo cultural entre vários países, levaram N. Lalov a tocar e a dirigir pela primeira vez em Portugal muitas obras de compositores de diferentes países, assim como a levar a música portuguesa e búlgara a vários pontos do mundo onde actuou.

Como organizador, realizou a Primeira Semana Cultural de Portugal, em Sófia em 1994, concretizando visitas de artistas de ambos os países e o intercâmbio entre as escolas de música de Sófia e de Évora. Participou na criação desta última, uma das primeiras escolas profissionais de música em Portugal e organizou a apresentação da música portuguesa na Assembleia Geral dos Festivais Europeus (Estoril 1998).

A participação na EXPO 2000 - Hanôver com a Orquestra Juvenil da Cidade de Évora e a realização de muitos concertos com estreias absolutas de obras de vários países são uma parte desta sua faceta.

Como violinista, N. Lalov tem gravado para a Rádio Nacional Búlgara e a Rádio Difusão Portuguesa. Tocou em vários países europeus, tais como Bulgária, Holanda, Alemanha, República Checa, Espanha e Portugal.

Como Maestro, dirigiu orquestras como Nova Filarmonia Portuguesa, Orquestra Académica Nacional Búlgara, London Chamber Orquestra, New Mexico University Orquestra, Ensemble of Contemporary Music (Alemanha) e a Orquestra de Câmara de Florença.

A sua carreira como maestro ocupa, nos últimos tempos, cada vez mais a sua vida profissional.

A Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, cujo lugar de Director Artístico N. Lalov exerce actualmente, tornou-se em pouco tempo um projecto de grande impacto cultural, tornando-se um verdadeiro caso de sucesso. Vários concertos em Portugal, Espanha, Bélgica, programas na televisão, participação em iniciativas a nível nacional, destacam o nome da OCCO e do seu maestro entre os mais conhecidos agentes culturais do país.

A participação de solistas na OCCO como Paul Badura-Skoda, Alberto Lysy, Lydia Mordkovich, Marcio Carneiro, Darco Brlek, Ana Bela Chaves, entre muitos outros, o seu apreço pela qualidade artística e o trabalho desenvolvido pelo N. Lalov em frente da OCCO são mais uma prova do alto nível artístico deste agrupamento e do seu principal mentor.

N. Lalov é regularmente convidado a dirigir master-classes de música de câmara e de violino. Membro de concursos nacionais em Portugal e na Bulgária - Concurso de Interpretação do Estoril, Prémio Jovens Músicos, Concurso Jovens Talentos, Lalov é autor, junto com a sua esposa, da primeira ópera infantil composta em Portugal, “Um Sonho Mágico”, e atento promotor de todos os jovens artistas no início da sua carreira artística.

N. Lalov recebeu o apreço de várias entidades nacionais dos dois países, tendo sido agraciado com a Medalha de Mérito Cultural (Oeiras 2003) e com o Diploma do Ministério de Negócios Estrangeiros da Bulgária (2003).

Desde 2004, foi-lhe atribuído o titulo Académico correspondente da Academia de Música de Valência.




Fonte: http://www.orchestra-cascais-oeiras.com/violinos.html

Um comentário:

Ricardo Carvalho disse...

Exmos. srs., não posso deixar de apontar uma informação errada nesta biografia.
A primeira ópera infantil composta em Portugal é "O Cábula" de Fernando Corrêa de Oliveira, com data de 1959. Depois dessa existe também "A Donzela Guerreira" (1995), da compositora Maria de Lourdes Martins.

Cumprimentos
Ricardo Carvalho