segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Solistas | Grazia di Venere | Piano e Cravo

Grazia Di Venere nasceu em Bari (Italia), obtendo aí em 1993 o Diploma de Piano (curso superior) com a classificação máxima, louvor e menção honrosa, no Conservatório de Música “N. Piccinni”, sob a orientação de A. Annese.

Conquistou inúmeros prémios em concursos pianisticos italianos, entre os quais os de Osimo, Caserta, Sestri Levante, Galatina, Mola di Bari, Lamezia Terme, Castellaneta, etc. Frequentou diversas master classes e cursos de aperfeiçoamento pianistico em Itália e no estrangeiro, com importantes professores (Sergio Bonizzato, Sergio Fiorentino, Edith Murano, Alexander Lonquich) tendo-se destacado nos concertos finais dos melhores alunos. Teve também algumas aulas com o celebre pianista Aldo Ciccolini. Apresentou-se regularmente para diferentes associações de concerto italianas, (Auditorium “N. Rota”, Auditorium Vallisa, Rassegna Giannini, A.gi.mus, Ateneo Universitá, etc.) quer em recitais a solo, quer em agrupamentos de câmara (duos, trios, quintetos) obtendo sempre elogios do público e da critica.

Além do piano estudou Música Antiga, obtendo em 1997 o Diploma de Cravo (curso superior) com elevada classificação no Conservatório de Música “N.Piccinni”, aperfeiçoando-se seguidamente com Emilia Fadini.

Como cravista, ganhou uma bolsa de estudo oferecida pelo Rotary Club e participou na “IIª Rassegna migliori diplomati d’Italia” depois uma selecção nacional em Castrocaro Terme e classificou-se finalista no concurso nacional de cravo em Pesaro. Tem muita experiência como pianista acompanhadora, tendo acompanhado ao longo de muitos anos, instrumentos de corda, instrumentos de sopro e canto em exames, concertos, concursos e audições para orquestras em Milano, Roma, Firenze, Cremona, entre outras.

Desde o ano 2000, reside em Portugal leccionando piano, cravo e acompanhamento em Conservatórios de Música e Escolas profissionais (Ponta Delgada, Guarda, Covilhã, Setúbal). Realizou vários concertos a solo como pianista e como cravista: Temporada Musical dos Açores do 2001 e 2002, Festival Baldi da Guarda, Juventude Musical Portuguesa, Teatro Municipal da Guarda, Auditório Municipal de Vila do Conde, Salão Nobre do Conservatório de Lisboa, etc.

Tocou em recital a solo de piano em directo pela radio Antena2, na temporada de 2007, “Concerto aberto – em busca de novos talentos” obtendo muito boas criticas do público especializado.

Actualmente, é professora acompanhadora na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, e professora de piano no Conservatório de Música de Cascais.




Fonte: http://www.orchestra-cascais-oeiras.com/solistas2008.html

Nenhum comentário: